OFICINa DE PSICaNaLISE LaCaNIaNa

 

Estágio Permission

O Estágio Permission é um espaço para o psicanalista desenvolver seu trabalho de pesquisa e estudo. Mais do que isso, o Estagio Permission é um tempo percorrido de forma particular por cada candidato que pretende contribuir para o avanço clínico na sociedade.
O tempo percorrido está dividido em:

-tempo de apresentação do projeto
-tempo de instrumentação: esforço de produção no arquivo de conhecimento
-tempo de atendimento em AT (acompanhamento terapêutico)
-tempo de atendimento psicanalítico nos consultórios da clínica-escola da Oficina de Psicanálise Lacaniana’ e/ou em consultórios particulares dos candidatos.

Para participar é cobrada uma mensalidade que da direito à: grupos de estudos, discussões clínicas e orientações no seu projeto de pesquisa.

Na estrutura do Estagio Permission também constam Cartéis Clínicos, os quais podem ser:

Cartéis de "Atendimento Psicanálitico"

Os Cartéis Clínicos são formados por psicanalistas que se unem sustentados pelo ‘desejo de analista’ para discutir casos clínicos.
Há um exercício de interrogações em busca de idéias e de sugestões com o intuito de desenvolver o instrumental nos manejos clínicos. Seguindo o estilo pessoal de cada psicanalista, respeita-se a ética da psicanálise, sobretudo na preservação dos dados confidenciais dos analisantes (pacientes) atendidos.

Cartéis de "Acompanhamento Terapêutico"


Os Cartéis de Acompanhamento Terapêutico seguem o mesmo modelo dos Cartéis clínicos no intuito de desenvolver o instrumental mais apropriado para a prática no trabalho de acompanhamento terapêutico (AT).
Para a Clínica do Real, o AT entra como mais um manejo clínico de forma a se tornar uma fonte inesgotável no deslocamento de construções psíquicas, imperando assim a relevância de sua prática e a necessidade no avanço de sua produção científica.

Cartéis de "Saber psicanalítico em instituição"


Dentro do estágio Permission do Espaço de Estudos “a Letra”, são feitos debates clínicos sobre a psicanálise e os manejos característicos do trabalho em instituição.
Os Cartéis todos são formados e freqüentados por psicanalistas da ‘Oficina de Psicanálise Lacaniana’, pelos psicanalistas que estão no ‘Estágio Permission’ e psicanalistas convidados